Instituto Geomológico Espanhol

Quartzo com inclusão de fluorita octaédrica
Pesquisando esses dias sobre gemas, encontrei o Instituto Gemológico Espanhol (IGE). Criado em 1967, o IGE é uma associação sem fins lucrativos que reúne os profissionais e os admiradores da gemologia.

Aí você me pergunta: “O que eu tenho a ver com um instituto que fica lá na Espanha?" Simples. O IGE oferece diversos cursos à distância alguns gratuitos, outros pagos, e que podem ser feitos em qualquer parte do mundo. Os cursos são supervisionados pela Escuela de Ingenieros de Minas de la Universidad Politécnica de Madrid através do IGE&Minas.

Por exemplo, tem o Curso de Gemologia Básica On-line que reúne gratuitamente os conhecimentos básicos mais importantes sobre as gemas. O conteúdo é aberto ao público e está dividido em capítulo, com questões de revisão, e a possibilidade de fazer o curso em português. Quem conseguir chegar ao fim do curso, pode fazer uma prova presencial e receber o diploma do curso básico. É possível realizar a prova aqui no Brasil, no Rio de Janeiro. As 20 perguntas da prova, com 1 hora de duração, são no mesmo estilo das questões de revisão.

Tem ainda no site várias outras coisas interessantes, como o GemQuiz, que são perguntas de múltipla escolha de diferentes níveis sobre alguns temas como, por exemplo, peso específico, cristalografia, reconhecimento de gemas, qualidade de diamantes. 

Há ainda a disponibilização de alguns materiais feitos pelo IGE, como o Atlas de Formas Cristalinas – o CristaMine, o GemeWizard (graduação de cor de gemas), entre outros.

Acesse o site do IGE e confira.



Foto: Adrián Rodríguez e Egor Gavrilenko

0 comentários: