O MEJ e a Geologia

   Um pouco sobre o MEJ primeiramente:    
   O Movimento Empresa Júnior (MEJ) iniciou-se em 1967, na França, com o objetivo mais circunscrito de realizar estudos de mercado ou enquetes comerciais nas empresas. Rapidamente a idéia se difundiu no meio acadêmico francês, resultando na criação da Confederação Nacional das Empresas Juniores em 1969.
     Na década de 80, o modelo francês, consolidou-se e começou a se difundir internacionalmente, sendo levado para Suíça, Bélgica, Espanha, EUA e Brasil. Em 1986, havia 99 empresas juniores, 15.000 estudantes envolvidos, 3.000 estudos realizados e um faturamento anual da ordem de 40 milhões de francos. As atividades das empresas, depois de alguns anos, atingiram um crescimento de 50% ao ano, um resultado extraordinário.
Foto histórica do ex-presidente Luís Inácio (Lula) recebendo uma camiseta do MEJ.
     As idéias e os conceitos fundamentais do movimento foram trazidos para o Brasil, em 1988, pela Câmara de Comércio e Indústria Franco-Brasileira. As empresas juniores pioneiras no Brasil foram as da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Fundação Getúlio Vargas e Universidade Federal da Bahia. Em termos quantitativos, o movimento brasileiro expandiu-se tanto que de 1988 a 1995, em sete anos, portanto, surgiram 100 empresas, número que foi atingido, no país de origem, em 19 anos, entre 1967 e 1986.
     Atualmente, depois de dezenove anos no país, o MEJ cresceu, profissionalizou-se e amadureceu. Hoje, são mais de 22.000 universitários espalhados em cerca de 700 empresas juniores e realizando mais de 2.000 projetos por ano.

Fonte: Brasil Júnior

     No Brasil, já surgiram várias empresas juniores do curso de Geologia. Tentei entrar em contato com algumas que provavelmente estariam ativas, porém só obtive resposta de duas: a Geodésia - Soluções em Geologia e a GEOLogus Jr (da qual sou membro). Atualmente a GEOLogus Jr é a única empresa de Geologia federada e que possui o selo da Brasil Júnior, porém a Geodésia está lutando para oficilizar a empresa, já que começaram há pouco tempo. Então farei uma breve apresentação dessas duas EJs (empresas juniores) de Geologia.

Geodésia - Soluções em Geologia

     Em 2010, a idéia de Empresa Júnior começou a ser difundida no curso de Geologia da UFMT, sendo em 2011 fundada com apoio de professores e colaboradores. Com o objetivo de ampliar as possibilidades, a Geodésia proporcionará aos alunos de graduação maior contato e
conhecimento prático profissional.
     A Empresa Júnior possui como princípios o Empreendedorismo, a Excelência em serviços, o Profissionalismo, a Inovação, o Trabalho em Equipe e a Responsabilidade Sócio-Ambiental na execução de serviços na área de Geociências.

     O nome Geodésia foi escolhido por Cuiabá, sede da EJ, ser considerada o Centro Geodésico da América do Sul.
     Atualmente a EJ encontra-se em seu primeiro processo seletivo e em busca de um espaço
físico onde possa ser implatado seu escritório permanete.

Equipe da Geodésia - Soluções em Geologia

GEOLogus Jr - A Empresa Júnior de Geologia da UFRN 

     Em 2009, um grupo de estudantes do curso de geologia da UFRN se viram insatisfeitos, pois sentiram a necessidade de ter uma experiência de mercado ainda na universidade, enquanto estavam cursando a graduação. Assim, nesse ano, surgiu a GEOLogus Jr – Empresa Júnior de Geologia, fundada por Caio Graco, Ênio Maia, Rafael e Victor Peixoto, com o intuito de por em prática o que se aprende em sala de aula de uma forma empreendedora. 
     No ano de 2010 a empresa conseguiu mais espaço no departamento e na UFRN ao conquistar seus principais projetos, o Café Geológico e o Geologia no Parque, vitória esta obtida já numa nova gestão. E agora, em 2011, com a diretoria renovada e com novos membros a GEOLogus Jr tem almejado novas conquistas , desenvolvimento e uma melhor formação pessoal e profissional de seus membros.
     O quadro atual da empresa é de  6 diretores, 1 consultor, 7 conselheiros e 8 trainees, totalizando 22 membros.

Equipe de diretores e a consultora da GEOLogus Jr.


         GEOLogus Jr

Agradecimentos: Gabriela Hernandes (Geodésia) e Marilia Venâncio (GEOLogus Jr).

4 comentários:

Jordão Douglas disse...

Muito massa o site Francisco!!! Parabens cara, o MEJ e foda!

Anônimo disse...

Muito legal sua postagem, eu fiquei sabendo do MEJ na geologia através de um amigo que é diretor numa delas, chama Lito Jr. e é da UNESP, cara, o pessoal lá é muito foda, eu animei muito de entrar lá!

Anônimo disse...

acho que o endereço deles no face é esse caso alguem se interesse:

http://www.facebook.com/#!/pages/Lito-J%C3%BAnior/100418356711730

Anônimo disse...

Temos uma empresa Junior de Geologia aqui em Ouro Preto tambem. O nome da empresa é Geoconsultoria Jr. Temos uma pagina no facebook e estamos trabalhando no processo de federação tambem.
Vamos trocar ideias e experiencias.... seria bem interessante.
Abraço.
Hermano Lage