Descoberto o maior diamante rosa da Austrália

Uma empresa mineradora (Rio Tinto) afirma ter descoberto o maior diamante rosa da Austrália, com cerca de 13 quilates. O Argyle Pink Jubilee, que começou a ser cortado e polido em Perth, é considerado o diamante mais valioso já encontrado naquele país.

O diamante com 12,76 quilates foi encontrado na mina a céu aberto Argyle, na região australiana de Kimberly, segundo um comunicado da empresa proprietária, Rio Tinto.



“Um diamante deste calibre não tem precedentes. Foram precisos 26 anos para o descobrir e talvez nunca se volte a encontrar algo semelhante”, disse Josephine Johnson, gestora da Argyle Pink Diamonds, responsável por mais de 90% dos diamantes rosa do mundo. 

O diamante começou nesta terça-feira a ser cortado e polido em Perth pelo especialista Richard How Kim Kam, numa tarefa que deverá durar 10 dias. “Vou ter muito cuidado. Sei que o mundo estará atento”, disse este polidor de diamantes há 25 anos.

Segundo a Rio Tinto, assim que estiver polido, o diamante será avaliado por uma equipe internacional de peritos e colocado em exposição antes de ser vendido no final do ano.



Diamantes rosa de grande dimensão normalmente acabam em museus, em casas de leilões como a Christie’s ou em casas reais. Com um tom rosa pálido, o Argyle Pink Jubileetem uma cor semelhante ao The Williamson Pink (encontrado na Tanzânia), o diamante que a rainha Isabel II recebeu como presente de casamento e que foi depois transformado em jóia para a sua coroação.

O jornal australiano Herald Sun noticia que o diamante poderá valer, pelo menos, 1 bilhão de dólares (755 milhões euros). No entanto, antes de o trabalho de corte e polimento estar terminado é difícil estimar o seu preço. “É muito difícil avaliar uma pedra ainda no bruto”, disse Chin Yeow Quek, da leiloeira Sotheby. “Depende muito de quão grande ficará depois de cortada e polida.” 



Em 2010, um diamante rosa de 24 quilates foi vendido num leilão em Genebra por um preço recorde de 46 milhões de dólares (cerca de 34 milhões de euros), o preço mais elevado pago por uma jóia, segundo a BBC.

Fonte: Publico.pt

1 comentários:

Anônimo disse...

paga-se um valor terrivel desse em uma pedra...enquanto milhoes morrem pelo mundo...

Volta logo Jesus.....