James Cameron fará viagem a lugar mais profundo do oceano

WASHINGTON, 24 Mar 2012 (AFP) - O diretor canadense de "Titanic" e "Avatar", James Cameron, poderá submergir neste fim de semana nas águas do Pacífico a bordo de um submarino a mais de 11 km de profundidade, no lugar considerado o mais profundo do oceano.

Segundo a National Geographic, que conduz a expedição Deepsea Challenge, o cineasta deixou o atol de Ulithi na manhã deste sábado para navegar na Fossa das Marianas, o ponto mais profundo do oceano, a 11,2 km de profundidade.
"Se o mar continuar tranquilo" a imersão poderá ocorrer neste fim de semana, disse a National Geographic News, completando que o submarino já submergiu com sucesso nessas águas na sexta-feira, sem pessoas a bordo.

O cineasta tentará se tornar o primeiro homem a alcançar em 50 anos essas profundidades "para conhecer melhor e compreender essa região amplamente desconhecida do planeta", afirmou a National Geographic.
Cameron, de 57 anos, que já realizou 72 imersões em submarino, 12 das quais para rodar seu filme "Titanic", estará a bordo de um minisubmarino de oito metros de largura, o Deepsea Challenger, dotado de tecnologias sofisticadas que lhe permitem resistir a grandes pressões.

O objetivo da expedição é conseguir imagens - filmadas por meio de potentes projetores - de espécies para serem estudadas em biologia marinha, astrobiologia, geologia marinha e geofísica.

Em 23 de janeiro de 1960, duas pessoas - o tenente da Marinha americana Don Walsh e o oceanógrafo suíço Jacques Piccard - submergiram no buque de guerra americano Trieste e atingiram a crosta terrestre, mas não puderam permanecer por mais de 20 minutos.




Fonte do texto: G1












0 comentários: