Tudo sobre Carbonatos

Hoje estamos trazendo mais quatro livros da parte de geologia sedimentar para vocês. Eles são sobre carbonatos, e estão entre os mais indicados. Tem o Memoir 77 também, muito útil pra quem está pagando Petrologia Sedimentar (esse é o meu caso =D). 

Para fazer o download de algum deles, basta clicar nos títulos. Aproveitem!

--

Para quem se interessa na caracterização de reservatórios de carbonatos com ênfase na estrutura da rocha:



A distribuição tridimensional das propriedades petrofísicas é um dos principais alvos para recuperação de petróleo, de modo que melhora as previsões de desempenho através de simulações virtuais de fluxo de fluidos. Este livro foca na melhoria dos métodos geológicos, petrofísicos e geoestatísticos, descrevendo as propriedades básicas petrofísicas, parâmetros geológicos importantes, e o fabric das rochas, discutindo sua distribuição espacial. Há ainda um capítulo que lida com os modelos de reservatório como uma entrada em simuladores de fluxo. (226p. editora Springer)


Esses vão para quem se interessa em carbonatos continentais:



Este livro fornece uma compilação up-to-date da última pesquisa sobre a petrografia, fácies, significado de paleoambientes e os aspectos econômicos de carbonatos continentais. A organização geral enfatiza os aspectos descritivos e processos que operam em depósitos de carbonato de configurações muito variadas, e, em seguida, considera os pedidos de análise de bacias, bem como aspectos econômicos e históricos. Este volume é uma ferramenta valiosa para estudantes de graduação e pós-graduação, bem como para investigadores experientes.(Editora Elsevier Science)

A obra divide-se em duas volumes:



Para o pessoal da parte prática:


Este volume amplia e melhora o clássico da AAPG de 1978 ( A Color Illustrated Guide to Carbonate Rock Constituents, Textures, Cements, and Porosities - AAPG Memoir 27). A Petrografia de carbonatos pode ser bastante complicada. Mudança nas assembleias dos organismos através do tempo, juntamente com a aleatoriedade da seção laminar que é cortada em formas complexas, aumentam a dificuldade de identificar os grãos do esqueleto. Além disso, muitos grãos de carbonato primários são compostos de minerais instáveis ​​(calcita especialmente aragonita com alta concentração de Mg), e a alteração diagenética é bastante extensa em rochas de carbonato. A variabilidade de mineralogia e carbonatos biogênicos ao longo do tempo, no entanto, complica a previsão dos padrões de alteração diagenética. (474p., AAPG)

--

0 comentários: