A Mais Nova Ilha do Oceano Índico

O terremoto do dia 24 de setembro deste ano que ocorreu ao sul do Paquistão, e que também atingiu Nova Delhi, atingiu a magnitude de 7,7 na escala Richter e 9,2 na Mercalli

Portais que relatam o acontecimento de sismos, como o Wikisismos, citam que o terremoto colocou o país em alerta vermelho de tsunamis. De acordo com alguns meios de comunicação paquistaneses, o tremor durou cerca de dois minutos.


Após o susto, algumas pessoas já tomaram coragem suficiente para ir até a ilha e andar pelo local. Foto: Autor desconhecido

O resultado do tremor foram horas de pânico, destruição e o surgimento de uma ilha na província de Gwadar, no Paquistão. A ilha fica a 800m do continente e possui 13 metros de altura por 107 metros de diâmetro na parte exposta, e que aparentemente ainda continua aumentando. Informações sobre a parte submersa ainda não foram divulgadas.

Cientistas ainda calculam o impacto da formação da nova ilha e a força gerada para que ela surgisse. O último evento do tipo na região se deu em 1935 e matou cerca de 40 mil pessoas.

Tremores de 4 a 5 graus foram sentidos em praticamente todo o Anel de Fogo do Pacífico e há a probabilidade de estarem ligados a este evento. O mais forte dele, de 7 graus, se deu no Peru na tarde de hoje.

0 comentários: