A Escala do tempo Geológico em 24 horas

Quem nunca ouviu falar em "escala do tempo geológico"? Quem nunca ouviu falar que os geólogos tem que ter uma noção diferente de tempo? Isso mesmo, desde o início do curso falamos em escalas de milhões ou bilhões de anos e aos poucos isso nos dá uma dimensão diferente de tempo. Apesar da nossa vida ser irrelevantemente curta quando se compara com a "vida" do planeta Terra, nesse pequeno intervalo de tempo temos que entender processos que levaram milhares, milhões ou até bilhões de anos. Então sabemos que existem processos "recentes" bastante rápidos e processos "antigos" bastante longos em signficativa quantidade.

Mas como dividir, organizar e categorizar o tempo de uma maneira que todos os processos tenham a sua devida ênfase?

Foi dessa pergunta que nasceu a escala do tempo geológico, que representa de forma contínua desde a formação da Terra há cerca de 4,5 bilhões de anos até os tempos mais recentes. Então o tempo foi dividido em éons, eras, períodos, épocas e idades. Como já falei anteriormente, o nosso planeta já passou por períodos de lentíssimas transformações e de transformações bastante aceleradas. Isso implicou a dividir o tempo não homogeneamente, até porque ou os processos antigos e mais lentos ficaram detalhados demais sem necessidade, ou os processos mais recentes não iriam ter o devido detalhamento. Então a escala não é igualmente dividida, mas sim de acordo com a necessidade de cada intervalo de tempo. Grandes acontecimentos ou a iniciação de processos importantes podem definir o inicío ou o fim de uma unidade de tempo. Desta forma que foi construída essa tão famos escala.

Dando umas pesquisada, encontrei duas referências internacionais que disponibilizam padrões de escala do tempo geológico de acordo com seus estudos. Uma é a GSA (The Geological Society of America) e a outra é a ICS (International Commission on Stratigraphy). Vou disponibilizar as páginas das duas intituições que disponibilizam a escala.

Escala do Tempo Geológico de acordo com:

- The Geological Society of America

- International Commission on Stratigraphy


Sabendo de que mesmo assim é meio complicado busquei algo mais interessante para nos dar essa noção de tempo. A seguir vai o link para o site do DNPM-PE, o qual faz uma "compressão" dos 4,5 bilhões de anos da Terra em 24 horas, narrada e explicada. Muito interessante!


DNPM-PE: 4,5 bilhões de anos em 24 horas


Escala do Tempo Geológico no intervalo de 24 horas, como em um relógio.


Espero que tenham gostado!
Link

0 comentários: