Geodiversidade do Brasil

O Brasil é um país com extensão continental. Temos uma área territorial de cerca de 8.514.876 km² com muitos rios, vales, montanhas, depressões, praias, planaltos, planícies, encostas... Uma infinidade de morfologia que nos torna um dos países com maior geodiversidade, pouquíssimo explorada diga-se de passagem.

Não sabe o que é geodiversidade?

A geodiversidade (ou diversidade geológica) é a variedade (a diversidade) de elementos e de processos geológicos, sob qualquer forma, a qualquer escala e a qualquer nível de integração, existente no planeta Terra (do grego , Terra + latim diversitate, diversidade).
 
O conceito de geodiversidade é um integrador fundamental que engloba todos os materiais e fenômenos geológicos que dão corpo ao Planeta e o modificam (a sua estrutura e a sua superfície) e que, em conjugação com a biodiversidade, define a essência material da Terra e o modo como ela se transforma e evolui.

 O Livro "Geodiversidade do Brasil: Conhecer o Passado, para entender o Presente e prever o Futuro" é uma das obras que mostra desde o começo de tudo, evolução da vida até aplicações múltiplas do conhecimento da geodiversidade. 

Eu conheci a geodiversidade através do Professor Dr. Marcos Antônio Leite do Nascimento que inclusive escreveu um capítulo do livro em conjunto com outros dois geólogos. O capítulo fala sobre "Patrimônio Geológico: Turismo Sustentável".

Para baixar o livro basta clickar na imagem abaixo, bom proveito!


0 comentários: