A porta do inferno (The Door to Hell)

        As impressionantes imagens abaixo são de um lugar próximo da pequena cidade de Darvaz (ou Darwaza), Turcomenistão, ex-República Soviética.
          A imensa cratera recebeu o nome de "A Porta do Inferno" (The Door To Hell) devido às labaredas eternas que nela flamejam, propiciando um cenário assustador que faz lembrar a entrada do mitológico reino dos deus Hades.
          Não se trata de um vulcão, mas, sim, de uma mina, aliás, um projeto de mina.


         Em 1971, geólogos soviéticos efetuaram estudos de viabilidade para a extração de gás natural no lugar.
          E eles efetivamente encontraram o que estavam procurando. Durante as escavações, foi descoberta uma caverna subterrânea de grande profundidade, cheia de um gás venenoso.


          Por causa dessa substância, as perfurações foram suspensas e alguém teve a brilhante idéia de "acender um pequeno fósforo" na boca da cavidade, a fim de que o conteúdo tóxico fosse consumido pelo processo de combustão. Eles receavam que o gás escapasse do imenso buraco, trazendo consequências maléficas para a população.



          E qual foi o resultado desse ato engenhoso? O fogo, nesses 40 anos, jamais se extinguiu, e a cratera continua ardendo até hoje. Não há nenhuma previsão de quando as labaredas vão finalmente cessar, já que ninguém tem noção da quantidade de gás que ainda existe nas profundezas daquele caloroso "inferno".

4 comentários:

Anônimo disse...

Fantástico. Queria ver o inferno de perto.

Anônimo disse...

Vá a Mossoró no verão que você tem uma noção de como deve ser

Raí Roberto disse...

Mossoró é a única cidade brasileira que tem 5 estações bem definidas: calor, quentura, verão, mormaço e inferno.

Anônimo disse...

Picos, PI pode ir la. A porta do inferno é la!!