Tempestade de areia no Afeganistão [Imagem]


Uma densa nuvem de areia varreu o sul do Afeganistão e do Paquistão no dia 20 de dezembro de 2011. Quando o Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer (MODIS) captou essa imagem da Terra às 10h45, a areia estava cobrindo as regiões altas de Makran e Sulaiman com um pouco recobrindo o Mar da Arábia. Até o momento o Aqua MODIS sobrevoou apenas 3 horas depois que a tempestade atingiu a costa. A tempestade de areia continuou em 21 de dezembro de 2011.
A tempestade está sendo impulsionada por fortes ventos que veem do norte. Os ventos pegaram a areia dos leitos de lagos secos na região pantanosa de Hamun, na fronteira entre o afeganistão e o Irã. Plumas concentradas de poeiras das regiões pantanosas se tornaram núvens concentradas ao sul e a oeste. Lagos secos e regiões pantanosas estão entre as principais fontes de areia do mundo.
As tempestades de areia podem acontecer a qualquer época do ano no Afeganistão. Em média, o Afeganistão recebe cerca de 1 ou 2 dias de tempestade de areia por mês no inverno e 6 dias por mês no auge do verão. Zabon, uma cidade iraniana perto das fronteiras com as regiões úmidas de Hamun, relata 81 tempestades de areia por ano. 
A areia suspensa representa um perigo para os meios de transporte, a baixa visibilidade fecha estradas e aeroportos. Esta tempestade em particular impediu o primeiro-ministro britânico David Cameron de visitiar uma base militar britânica, porque a pista de pouso foi fechada por causa da baixa visibilidade.


0 comentários: