Descoberto Primeiro Fóssil de Carnívoro Terrestre do Paleozóico da América do Sul

Cientistas brasileiros anunciaram hoje (16/01/2012) na revista da Academia de Ciências Americana, a PNAS, a descoberta do primeiro fóssil de carnívoro terrestre da América do Sul da Era Paleozóica (540-250 Ma). Trata-se de um crânio (foto abaixo) pertencente o Pampaphoneus biccai, que era um terápsido de um grupo particular, os dinocefálios, cujos ossos da cabeça eram reforçados para o uso em confrontos.
Crânio do Pampaphoneus biccai. Foto: Juan Carlos Cisneros



O exemplar foi descoberto em 2008, mas sua divulgação só veio agora depois que os especialistas conseguiram identificar a espécie do animal. O crânio completo mede cerca de 32 centímetros. De acordo com as comparações feitas com espécies similares russas e africanas, o carnívoro brasileiro tinha aproximadamente 3 metros. Isso levou a crer que a distribuição geográfica dos terápsidos foi bem maior do que se imagina.

É importante lembrar que boa parte dos dinocefálios era herbívora (como, por exemplo o Tiarajudens eccentricus descoberto também em São Gabriel em 2008 e divulgado em março do ano passado na Science), e que os carnívoros, como ainda acontece hoje em outras espécies, eram limitados pela disponibilidade de alimento.

Embora seja muito parecido com os répteis, os terápsidos se aproximam bem mais dos mamíferos, sendo considerado seus ancestrais.

Ilustração de como  seria o 'Pampaphoneus biccai'. Produzida por Voltaire Neto
Fonte: G1

0 comentários: