Cuidando do seu martelo

Como todos sabem, o martelo do geólogo é feito com resistência maior que os demais, isso normalmente se reflete no preço. Porém para quem possui um desses e não sabe como cuidar do seu, não há muitas dicas disponíveis na internet. Então aí vão as dicas do site americano "Geological Supplies" especializado em martelos, talhadeiras e acessórios.

Uso do martelo petrográfico.

Evitando a ferrugem

Uma vez comprado seu martelo, ele deverá durar por muitos anos, mas há cuidados para que isso se concretize da melhor maneira possível.

É desnecessário dizer que deixar o seu martelo exposto na chuva é uma receita para que ele enferruge. Mas como qualquer geólogo sabe, molhar-se no campo é um risco ocasional.

Detalhe de ferrugem em martelo petrográfico.

Para minimizar o grau de oxidação de um martelo é recomendado sempre secá-lo no final do dia. Manchas de ferrugem podem ser rapidamente reduzidas adicionando um pouco de óleo (WD-40 é um bom exemplo, mas você pode usar até óleo vegetal se não tem nada melhor disponível). Eu não costumo ligar para as pequenas manchas, mas se você deseja removê-las completamente use um pedaço de lã ou algodão para esfregá-las. Se o refugem persistir em ficar, esprema um pouco de suco de limão, coloque um pouco de sal e deixe reagir durante a noite, mantendo a mancha úmida com suco de limão sempre que possível.Um solução rápida pode ser colocar um pouco de detergente em um balde com água e mergulhar seu martelo por alguns minutos nele. Você pode precisar repetir esses métodos algumas vezes para poder conseguir retirar a ferrugem.


Independentemente da escolha que você fizer, não se esqueça de sempre secar o seu martelo após o uso, para evitar que a solução acabe virando um agravante para a ferrugem.

Martelos de madeira

Muitos geólogos preferem a sensação de usar um martelo com cabo de madeira, mas estes precisam de cuidados especiais na hora de guardá-los. É essencial que a temperatura e a umidade nas quais o martelo é guardado seja mantida constantemente. Mudanças eventuais, como por exemplo deixar o martelo sobre máquinas que são quentes demais ou frias demais, podem enfraquecer o cabo de madeira e eventualmente quebrá-lo.

Martelo de geólogo de 1865.

As dicas também servem para as marretas e talhadeiras.

Tipos de martelos, marretas e talhadeiras para rochas.

Adaptado de: http://www.geological-supplies.com

4 comentários:

Jose Arce disse...

Por seguridade eu recomendo nao comprar martelos com cabo de madeira. Eu tive dois , e umo de elos quebrou e passou perto da minha Cabeça!

Usei o limão e deu certo: limpou tudo! Recomendo usar a esponja de lavar louça, pois algodão ou outro mais leve, demorará muito para retirar as manchas e/ou sujeira!

Mais uma dica: passei spray de silicone no cabo ... ficou ótimo, pois estava meio ressecado. http://www.balarinimotores.com.br/item/4946/wurth-sabesto-silicone-spray-300ml/1125/oleos-e-lubrificantes/

Anônimo disse...

O meu era de cabo de madeira nunca me deu problemas,muito bom, tão bom que o pedreiro que foi que fez algumas reformas em casa fez o favor de usa-lo e e levá-lo e sumiu junto.