Cientistas que estão estudando um vulcão submarino em erupção próximo à ilha de El Hierro, pertencente ao arquipélago das Canárias, na Espanha, acreditam que ele está a apenas 70 metros da superfície e, provavelmente, pode criar uma nova terra.
Uma agitação geológica está ocorrendo no arquipélago espanhol, o que acabou causando jatos de água de mais de 20 metros além da superfície do oceano. Moradores disseram ainda ter visto pedras sendo atiradas para fora do mar. A água na região do vulcão, segundo medições de pesquisadores, está significativamente mais quente que a circundante.
Desde julho deste ano, mais de 10 mil pequenos terremotos abalaram a ilha de El Hierro; e desde outubro, eles ficaram expressivamente mais fortes, com alguns ultrapassando o grau 4 na escala Richter. O instituto de vulcanologia das Ilhas Canárias, Involcan, relatou um aumento de três vezes nos níveis de dióxido de carbono no local.
No momento, porém, não há risco imediato de uma erupção grandiosa na superfície. Ainda assim, os habitantes locais já especulam nomes para o iminente novo território. De acordo com a revista alemã Spiegel, “O descobrimento”, “Atlantis” e “O melhor” estão entre os apelidos.
Fonte: Revista Galileu
0 comentários:
Postar um comentário