Geoparque Seridó

Foi mostrado no post Geodiversidade do Brasil que o Brasil é muito rico em geodiversidade. Como podemos preservar isso? Simples, criação de geoparque.

Segundo a definição da UNESCO, um geoparque é "um território de limites bem definidos com uma área suficientemente grande para servir de apoio ao desenvolvimento sócio-económico local". Deve abranger um determinado número de sítios geológicos de relevo ou um mosaico de entidades geológicas de especial importância científica, raridade e beleza, que seja representativa de uma região e da sua história geológica, eventos e processos. Poderá possuir não só significado geológico, mas também ao nível da ecologia, arqueologia, história e cultura." via: Wikipédia


Geoparque no Mundo
A Europa e a Ásia contam com certa de 65 geoparques, sendo 22 na China. No Brasil o projeto pioneiro foi o Geoparque do Araripe no Ceará, o primeiro de toda a América.

Aqui no Rio Grande do Norte está sendo desenvolvido o Geoparque Seridó.

A parceria entre a CPRM e a UFRN disponibiliza o link para acesso aos resultados do inventário de geossítios realizados na região do Seridó Potiguar. Ao todo foram cadastrados 25 geossítios com base em mapas geológico e geomorfológico nas escalas de 1:500.000 e 1:100.000 e detalhamento em trabalho de campo.

O referido Projeto foi é de autoria do Geólogo Marcos Nascimento (UFRN) e do Geógrafo Rogério Ferreira (CPRM)

Para mais informações acessem: Geoparque Seridó

O referido projeto contou ainda com a colaboração de:

Vladimir Cruz de Medeiros                      Geólogo – CPRM – Natal
Wendson Dantas de Araújo Medeiros     Geógrafo - UERN
Hugo Barros                                           Estagiário em Geografia – CPRM – Recife
Yves Guerra de Carvalho                         Turismólogo – SEBRAE/RN
Heliana Lima de Carvalho                        Arquiteta e Geóloga - IPHAN/RN

0 comentários: